Luminus Life

Como interpretar a tabela nutricional de Luminus Life?

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada é essencial conhecer os valores nutricionais do que consumimos. Na tabela nutricional é obrigatório constar o valor energético e a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras alimentares e sódio do alimento, bem como a porção e a porcentagem (%) dos valores diários (VD) recomendados.

Entenda abaixo o que cada item significa!

Porção - é a quantidade média recomendada do alimento que deve ser usualmente consumida para manter uma alimentação saudável.

É comum encontrarmos na tabela valores nutricionais que não correspondem à quantidade total do alimento contida na embalagem. Por exemplo: uma porção de pão de forma corresponde a duas fatias (50 g); se você tem o hábito de consumir apenas 1 fatia, divida os valores da tabela pela metade.

Informação Nutricional

Medida caseira - Como a maioria das pessoas não tem balança em casa, ela mostra qual é a forma de medida normalmente utilizada pelo consumidor para calcular a quantidade. Exemplo: fatia, colher, copo, xícara.

%VD - Expressa em porcentagem, significa "Valor Diário". Indica quanto de calorias e nutrientes a porção do alimento está contribuindo para sua necessidade diária. Por exemplo: um alimento que apresenta 50% do VD de cálcio quer dizer que aquela porção consumida já forneceu metade da quantidade de cálcio que você necessita no dia.

A informação nutricional obrigatória é sempre veiculada da seguinte maneira:

Os nutrientes em verde podem apresentar um %VD elevado, pois contribuem para uma alimentação saudável, já os assinalados em vermelho devem ser consumidos com moderação.
Uma declaração simplificada também pode ser utilizada quando o alimento apresentar quantidades não significativas de alguns nutrientes, como no exemplo ao lado.

Normalmente o VD é baseado na quantidade média de energia e nutrientes necessária para um adulto saudável. Esta quantidade está demonstrada na tabela 1.




tabela 1 - valor diário (vd) de energia e nutrientes¹

Dicas

:: Ao bater o olho na tabela, o ideal é verificar primeiro a quantidade de gorduras, sódio e fibras, que juntos dão uma ideia da qualidade do alimento;

:: Para uma alimentação mais saudável, dê preferência a produtos com baixa %VD para calorias (energia), gorduras e sódio; e a produtos com alta %VD para as fibras alimentares.

:: Pessoas com restrições alimentares precisam saber o quanto podem consumir de cada nutriente, para contabilizar na ingestão total e não exceder a quantidade permitida.

:: Ao comparar produtos similares, veja se as porções em quantidades são equivalentes, e considere sempre o mesmo referencial.

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